Cadeia Alimentar e Fluxo de Energia

Algo que é absolutamente comum a todos os seres vivos é a necessidade de obter energia para manter as funções básicas para a sobrevivência.

As formas de obtenção de energia são muito variadas na natureza, no entanto podemos dividir os organismos em dois grupos principais. O primeiro é formado por aqueles que são capazes de produzir o alimento que utilizarão para obter a energia, sendo chamados de autótrofos, e o segundo é formado pelos organismos que devem obter o alimento produzido por outros organismos, sendo chamados de heterótrofos.

Usando a energia luminosa

Numa cadeia alimentar, os autótrofos recebem o nome de produtores. Os produtores são a fonte inicial de alimento na cadeia alimentar, pois todo o alimento sempre é produzido por esses organismos. Os mais conhecidos são as plantas, que absorvem a energia contida na luz solar e a armazenam, por um processo chamado de fotossíntese, assim produzindo o alimento. Além das plantas, algumas bactérias e alguns protozoários também podem atuar como produtores. Certas bactérias são capazes de obter energia de outras fontes que não o Sol, como certas substâncias químicas minerais, por um processo conhecido como quimiossíntese, mesmo assim o resultado final é o armazenamento da energia num carboidrato chamado de glicose, que é a principal fonte de energia dos seres vivos.

Fluxo de energia

Esquema da cadeia alimentar.Todos os organismos heterótrofos, conhecidos como consumidores numa cadeia alimentar, obtém a energia de que precisam ingerindo o alimento que é produzido pelos produtores. Dessa forma se dá o que é chamado de fluxo de energia, com a energia proveniente do Sol sendo armazenada no alimento pelos produtores e então sendo passada de organismo para organismo através da alimentação. Os nutrientes, que também são passados através da cadeia alimentar, são devolvidos para o ambiente pelos decompositores

Compreendendo esse mecanismo, fica claro como toda a vida na Terra é dependente do Sol, dos organismos produtores e dos decompositores.

 

Sobre Daniel Bagatini

Curioso, chato e muito ocupado. Se não esqueci nada, essa dever ser a melhor definição de mim mesmo. Se ainda quer saber mais, sou um aspirante a Doutor e atualmente Professor (ou babá) de Ensino Fundamental. Adoro crianças, principalmente quando elas viram adultos e saem de casa, caso estejam assadas também são uma opção muito boa! ;p