Decompositores

Bactérias

Sempre que algum alimento estraga pensamos que algo ruim aconteceu, no entanto esse acontecimento é tão imporante que sem ele a vida não seria possível em nosso planeta!

O apodrecimento ou decomposição dos alimentos, e de toda a matéria orgânica (restos mortos de animais e plantas, fezes, etc.), ocorre pela ação de fungos e bactérias que crescem sobre a matéria orgânica e se alimentam dela.

Para um ser vivo crescer e se manter vivo, é preciso obter alimento e nutrientes do ambiente. Quando isso é feito, parte desses alimentos fica armazenada no corpo, formando suas extruturas corporais e sendo usados em funções básicas. Quando o organismo morre esses nutrientes devem ser devolvidos ao ambiente, e são os seres decompositores que fazem isso.

Nesse processo de crescimento e alimentação esses organismos liberam algumas substância que deixam um cheiro desagrável e tornam o alimento impróprio para o consumo humano, no entanto é desse modo que os nutrientes são devolvidos para o ambiente, podendo assim serem usados novamente por outros organismos, como os produtores.

Se a decomposição não acontecesse, os nutrientes levariam um grande tempo para retornarem ao ambiente, o que impediria que novos organismos se desenvolvessem. Sem os decompositores, nosso planeta estaria repleto de corpos mortos e com o solo extremamente pobre.

Sobre Daniel Bagatini

Curioso, chato e muito ocupado. Se não esqueci nada, essa dever ser a melhor definição de mim mesmo. Se ainda quer saber mais, sou um aspirante a Doutor e atualmente Professor (ou babá) de Ensino Fundamental. Adoro crianças, principalmente quando elas viram adultos e saem de casa, caso estejam assadas também são uma opção muito boa! ;p