Gene da Regeneração

Cientistas descobriram recentemente, em um verme, um gene que é capaz de controlar a regeneração de partes inteiras do corpo, incluindo a cabeça e o cérebro.

O estudo realizado com planarias, vermes muito conhecidos por sua grande capacidade regenerativa, descobriu um gene chamado “Smed-prep” que controla toda a regeneração da parte anterior do corpo desse verme, incluindo o cérebro, após uma amputação completa.

Os pesquisadores sabem que outros genes também estão envolvidos nesse processo regenerativo, no entanto a descoberta desse novo gene e seu papel na regeneração pode ser um avanço para entendermos como células adultas podem voltar a se diferenciar e se transformar em novas células que ocupem o lugar de células perdidas ou destruídas.

Segundo o ScienceDaily “Essa pesquisa com planarias é mais uma peça no quebra cabeça científico que um dia poderia tornar possível a regeneração de órgãos humanos velhos ou danificados.”

Referência (em inglês)

Sobre Daniel Bagatini

Curioso, chato e muito ocupado. Se não esqueci nada, essa dever ser a melhor definição de mim mesmo. Se ainda quer saber mais, sou um aspirante a Doutor e atualmente Professor (ou babá) de Ensino Fundamental. Adoro crianças, principalmente quando elas viram adultos e saem de casa, caso estejam assadas também são uma opção muito boa! ;p