Organismos Produtores

Organismos autótrofos, ou produtores, são aqueles que são capazes de produzir glicose (principal carboidrato usado como fonte de energia pelos seres vivos) usando a energia obtida da luz (fotossíntese) ou de substâncias inorgânicas (quimiossíntese).

Esses organismos são os responsáveis por produzir todo o alimento que é utilizado nas cadeias alimentares, por isso costuma-se dizer que eles são a base de todas as cadeias alimentares.

Fotossíntese

Na fotossíntese um organismo usa a energia contida nos feixes luminosos para produzir glicose a partir de gás carbônico (CO2) e água (H2O). Esse processo químico acaba por liberar também o gás oxigênio, muito importante no processo de respiração celular realizados por muitos seres vivos. Veja abaixo a reação química da fotossíntese:

água + gás carbônico + energia luminosa → oxigênio + alimento (glicose)

Muitas pessoas pensam que as plantas se alimentam utilizando as raízes, mas essa é uma idéia errada. As raízes são, na verdade, usadas para a planta obter água e nutrientes que serão usados em diversas reações químicas, entre elas a fotossíntese. A fonte de alimento das plantas é a glicose produzida por elas próprias.

Quimiossíntese

Muitas bactérias são capazes de produzir o alimento de que precisam por uma reação química que obtém energia de outras fontes que não a luz. Nesse caso são usadas substâncias químicas inorgânicas (minerais) como o amoníaco (NH3), o gás carbônico (CO2) e o sulfeto de hidrogênio (H2S). O processo químico de produção de alimento é muito semelhante à fotossíntese, mudando apenas a fonte de energia utilizada na reação química.

A reação química que produz energia a partir das substâncias inorgânicas é chamada de reação de oxidação, por utilizar oxigênio em seus reagentes. Veja abaixo as reações químicas da quimiossíntese:

composto inorgânico + oxigênio → composto orgânico oxidado + energia
gás carbônico + água + energia da oxidação → oxigênio + alimento (glicose)

Sobre Daniel Bagatini

Curioso, chato e muito ocupado. Se não esqueci nada, essa dever ser a melhor definição de mim mesmo. Se ainda quer saber mais, sou um aspirante a Doutor e atualmente Professor (ou babá) de Ensino Fundamental. Adoro crianças, principalmente quando elas viram adultos e saem de casa, caso estejam assadas também são uma opção muito boa! ;p