Risco à Saúde Dentro de Casa

Um estudo realizado no Ipen (Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares) mostrou que a poeira encontrada no interior de residências de São Paulo pode conter metais pesados e outras substâncias tóxicas.

No estudo foram coletados materiais de quatro residências da região norte da cidade de São Paulo, próximas a regiões industriais. Nesses materiais particulados foram encontrados metais pesados como chumbo, níquel, cobre e zinco em quantidades de até 3721 vezes maior do que um adulto pode estar exposto, além de algumas toxinas.

A entrada dessas substâncias nas residências pode acontecer tanto por fatores externos, como o vento, quanto com o auxílio dos moradores, através da poeira presa à sola dos sapatos.

Testes realizados em animais mostraram que essas substâncias podem causar câncer, disfunções hormonais, diminuição da fertilidade e defeitos fetais

Se tudo isso é encontrado dentro de casa, imaginem o que poderia ser encontrado em regiões centrais de grandes cidades!

Sobre Daniel Bagatini

Curioso, chato e muito ocupado. Se não esqueci nada, essa dever ser a melhor definição de mim mesmo. Se ainda quer saber mais, sou um aspirante a Doutor e atualmente Professor (ou babá) de Ensino Fundamental. Adoro crianças, principalmente quando elas viram adultos e saem de casa, caso estejam assadas também são uma opção muito boa! ;p