Vulcão islandês pode diminuir temperatura do planeta?

Clima e Vulcões

Já há muito tempo se sabe que a emissão de gases por vulcões pode causar uma pequena diminuição nas temperaturas médias do planeta.

Isso acontece quando as cinzas e o dióxido de enxofre liberados por vulcões sobem para a estratosfera, uma das camadas superiores da atmosfera, e lá reagem com outros compostos criando partículas capazes de refletir parte da radiação solar. Essas partículas podem durar até alguns anos, diminuindo a quantidade de energia que chega a superfície terrestre e, dessa forma, diminuindo o aquecimento do planeta durante esse tempo.

Apesar dessa redução de temperatura ser temporária, um acontecimento desses poderia nos ajudar a controlar os efeitos do aquecimento global que supostamente são causados por ação humana.

Infelizmente, a atual erupção do vulcão Eyjafallajokull na Islândia, segundo pesquisadores, está liberando pouca quantidade de material para causar algum efeito de diminuição de temperatura. No entanto, algumas pessoas alertam para o perigo de prejuízos nas plantações européias devido a ocorrências de chuvas ácidas, causadas pelo dióxido de enxofre liberado.

Referência

Sobre Daniel Bagatini

Curioso, chato e muito ocupado. Se não esqueci nada, essa dever ser a melhor definição de mim mesmo. Se ainda quer saber mais, sou um aspirante a Doutor e atualmente Professor (ou babá) de Ensino Fundamental. Adoro crianças, principalmente quando elas viram adultos e saem de casa, caso estejam assadas também são uma opção muito boa! ;p