Longa Viagem até Mercúrio

Foram mais de seis anos de viagem para que a sonda espacial Messenger Finalmente entrasse na órbita de Mercúrio, o planeta mais próximo do Sol.

Nessa viagem a Messenger já tirou várias fotos de Mercúrio que mostram a superfície rochosa desse planeta.

Equipada com um protetor solar, semelhante a um guarda-sol, a primeira coisa que a sonda fará será um teste para verificar se seus sistemas estão aguentando a temperatura e se estão funcionais. A previsão é para que em 4 de abril a sonda inicie a coleta de dados científicos.

36 anos antes da sonda Messenger, em 1974/1975, a sonda Mariner passou por Mercúrio tirando fotos e fazendo testes, entretanto a Messenger possui equipamentos mais modernos que poderão responder diversas questões que a Mariner não respondeu. Uma das coisas que se pretende desvendar é a origem do campo magnético de Mercúrio. Esse tipo de campo magnético também é encontrado na Terra, mas não em Marte e Vênus. Na Terra o campo magnético é o responsável por nos proteger dos ventos e da radiação solares.

Outra questão importante que a Messenger deve responder é a composição do estranho material enconrado em crateras sombreadas nos polos de Mercúrio. Esses locais são altamentente reflectivos aos comprimentos de onda de radares, da mesma forma que locais cobertos de gelo. Seria possível existir gelo em um planeta tão próximo do Sol?

A temperatura em Mercúrio pode passar de 400ºC durante os dias e chegar a -180ºC durante as noites.

A missão também ajudará a entender mais sobre planetas rochosos encontrados ao redor de outras estrelas. Depois de passar 12 meses em órbita, a sonda deve cair na superfície de Mercúrio encerrando sua missão sem volta.

Sobre Daniel Bagatini

Curioso, chato e muito ocupado. Se não esqueci nada, essa dever ser a melhor definição de mim mesmo. Se ainda quer saber mais, sou um aspirante a Doutor e atualmente Professor (ou babá) de Ensino Fundamental. Adoro crianças, principalmente quando elas viram adultos e saem de casa, caso estejam assadas também são uma opção muito boa! ;p