Terremoto no Japão pode ter mudado duração dos dias

O forte terremoto ocorrido no Japão pode ter feito o planeta girar mais rápido, encurtando a duração dos dias. Mas não se preocupe pois a alteração é tão pequena que sequer será percebida por nós.

Os cálculos do cientista Richard Gross indicam que o terremoto deve ter encurtado os dias em 1,8 micro-segundos. Isso ocorreu pois o terremoto provocou uma redistribuição de massa em nosso planeta e sempre que isso acontece a rotação da Terra é afetada. O mesmo já aconteceu antes. O terremoto do Chile no último ano provocou um encurtamento de 1,26 micro-segundos na duração dos dias e o terremoto de 2004 na Sumatra provocou um encutarmento de 6,8 micro-segungos.

De acordo com o cientista, sempre que ocurre uma realocação de massa em nosso planeta a rotação é afetada e isso é algo bem comum. As correntes marítimas e os ventos atmosféricos também afetam a rotação do planeta.

 

Sobre Daniel Bagatini

Curioso, chato e muito ocupado. Se não esqueci nada, essa dever ser a melhor definição de mim mesmo. Se ainda quer saber mais, sou um aspirante a Doutor e atualmente Professor (ou babá) de Ensino Fundamental. Adoro crianças, principalmente quando elas viram adultos e saem de casa, caso estejam assadas também são uma opção muito boa! ;p